Perguntas e respostas

Posso pintar os cabelas durante a gravidez?

O colégio americano de ginecologia e obstetrícia afirma que é seguro. Nunca se demonstrou um efeito prejudicial sobre a gestante ou o bebê. Não existem muitos estudos sobre este assunto. Recomendo que você espere até 12 semanas para pintar o cabelo.

Devo usar protetor solar?

É importante proteger a pele (principalmente a face) com protetor solar roupas e chapéu. A exposição ao sol pode causar manchas durante a gravidez.

Posso viajar?

Em geral não há impedimentos para viagens curtas. Após as 36 semanas de gestação é melhor não viajar. Sempre confirme comigo antes de viajar.

Viagens de avião não causam problemas à gestação, porém após o sétimo mês as companhias aéreas exigirão autorização por escrito do obstetra.

Posso fazer ginástica?

Pode. Na verdade é recomendável algum tipo de atividade física de baixo impacto durante a gestação. Alongamentos, caminhadas, Pillates, Yoga e hidroginástica são as mais adequadas.

Posso usar adoçante e bebidas dietéticas?

Sim, pode usar qualquer adoçante, porém o aspartame não deve ser usado no último mês, pois pode alterar o teste do pezinho do bebê. Stévia é uma boa opção.

Posso ter relações sexuais normalmente?

Sim, se não houver ameaça de aborto ou parto prematuro a atividade sexual pode ser mantida normalmente. O esperma pode causar cólicas, se isto ocorrer use camisinha. No final da gestação a barriga pode atrapalhar, procure posições alternativas.

Devo usar cinta no pós-parto?

Sim, o uso de uma cinta no pós parto é aconselhável, mas não obrigatório. A cinta oferece um bom conforto principalmente nos primeiros dias.

Devo colher sangue do cordão umbilical e placenta para armazenar células tronco?

As células tronco do sangue do cordão podem ser usadas para tratamento de várias doenças, a chance de usar é pequena, mas pode ser útil caso a criança tenha uma doença tratável por transplante de células tronco. Várias empresas prestam este serviço em Curitiba.

Posso fotografar ou filmar o parto/cesárea?

As maternidades permitem fotografar o parto ou cesárea, algum membro da equipe ou a Patrícia pode ajudar, mas não garante qualidade.  As maternidades não permitem filmar o parto ou cesárea, mas permitem empresas de fotografia e filmagem que podem ser contratadas.

Encontre-nos no Facebook